4 dicas importantes sobre a troca de pneus

 em Artigos

A duração de um pneu não é algo que podemos definir com exatidão, já que a vida útil do mesmo reflete a combinação de fatores que vão de hábitos do motorista, clima, até condições das vias, e por isso é importante entender sobre a situação dos pneus do seu carro.

Apesar do motorista normalmente ter o controle de seu veículo, por dirigi-lo sempre, muitos não sabem como identificar o momento certo de trocar os pneus.

Pensando nesta situação, resolvemos trazer neste post informações e detalhes que vão te ajudar a verificar a hora de realizar a manutenção.

1 – O tempo é um fator essencial

Essa dica vai para você que comprou carro 0km e ainda não fez nenhuma substituição.

Após 5 anos de uso, é necessário que os pneus passem por revisão especializada ao menos uma vez por ano. Essa é uma maneira de garantir sua segurança e de sua família, além de acompanhar para que qualquer desgaste não afete outras partes do veículo.

Ao alcançar os 10 anos da data de fabricação, é recomendado a troca imediata dos mesmos, por precaução, mesmo se estejam em bom estado. A medida também se aplica ao estepe.

Assim, você evita qualquer problema mais grave.

2 – Manutenção adequada

Dar a devida atenção ao seu veículo envolve também os pneus. Deixar tudo em ordem vai te ajudar a economizar, prolongando a vida útil dos mesmos.

Alguns serviços básicos devem ser feitos regularmente, como calibragem dos pneus a cada 15 dias, revisão da banda de rodagem, alinhamento e balanceamento. Você encontra todos estes serviços aqui.

Mas você sabe o que pode danificar os pneus?

Como mencionamos no início do texto, são inúmeros os fatores que podem colocar em risco a durabilidade dos pneus.

É necessário ficar atento aos fatores físicos, mas as condições viárias, clima e até a sua forma de dirigir deve ser revista.

Situações presentes no nosso dia a dia, como passar em um buraco, chuva, lombadas de redução, excesso de velocidade e arranques rápidos são os principais causadores de problemas nos pneus.

Você pode identificar as falhas inspecionado os pneus periodicamente, mas o ideal é sempre fazer um check-up em uma concessionária de confiança, como a Umuarama. Saiba mais.

Vale ressaltar também que, no caso de produtos originais, siga as recomendações de troca dos pneus do fabricante do veículo.

3 – Uso indevido

Eis um item que pode te pegar de surpresa, já que são ações que acontecem frequentemente e não percebemos.

Misturar tipos de pneus ou usar rodas e aros de tamanhos incompatíveis são estritamente não recomendadas e são exemplos de ações que o prejuízo vai além do pneu, afetando todo o carro.

Instalar pneus que não possuem índice de capacidade de velocidade e carga ao menos igual a do índice original também é um fator preocupante, mas que não damos a devida atenção.

Por último, mas que também precisa de cuidado é a manutenção da calibragem de acordo com especificado no manual de seu veiculo realização de nova calibragem após o pneu ter esvaziado ou murchado.

4 – Sensibilidade ao dirigir

Se tem algo que motorista entende é de “sentir” quando o carro pede algo. Para os pneus isso também pode ser aplicado.

A falta daquela maciez ou leveza é indício de danos ou desgaste excessivo.

Ao perceber a ausência dessas sensações ou qualquer anormalidade ao dirigir, redobre o cuidado no trânsito até estar em segurança.

Se o pneu estiver realmente danificado, faça a substituição pelo estepe e logo em seguida leve seu veículo a uma concessionária autorizada, como a Umuarama Concessionárias, para fazer a manutenção ideal.

É essencial que quando houver qualquer perfuração ou deformação visível, um especialista seja consultado para uma consulta minuciosa.  

Agora que você já sabe como identificar o momento ideal para fazer a troca dos pneus do seu carro, que tal fazer aquela inspeção?

Veja se há qualquer indício e, se precisar, a Umuarama Concessionárias tem o que você precisa para manter tudo em ordem para você, com segurança e qualidade. Veja mais sobre manutenção e serviços.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! E se quiser indicar novos temas, deixe nos comentários! Contamos com a sua participação.

Recommended Posts

Deixe um comentário