Blog Umuarama

Toyota: do tear ao império automobilístico

toyota-do-tear-ao-imperio-automobilistico
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Não tem como falar sobre a indústria automobilística sem referenciar a Toyota diversas vezes. Durante os 85 anos de empresa, a marca fez história com o desenvolvimento de produtos inovadores e de qualidade que se tornaram um dos mais vendidos do mundo. No entanto, nada disso teria sido possível se um jovem filho de carpinteiro não tivesse uma ideia para melhorar a vida de sua mãe.

Sakichi Toyoda nasceu em 1867, quando o Japão estava no começo do seu processo de modernização. O garoto seguia os passos do pai em suas habilidades com a carpintaria e, com isso, conseguiu enxergar uma forma de melhorar os teares manuais que sua mãe e outras mulheres usavam em seu povoado. Em 1891, aos 24 anos, Sakichi faz a patente de seu primeiro tear automático, e se muda para Tóquio para desenvolver seu novo negócio.

Dois anos mais tarde, ele se casa e tem um filho chamado Kiichiro. A família retorna para a terra natal de Sakichi, na qual ele foca em melhorar ainda mais a performance dos teares. Assim, ele cria um tear automático capaz de parar imediatamente quando ocorre uma falha. A companhia Mitsui reconhece o potencial da criação e fecha um contrato para comercializar os teares Toyoda, os quais custavam um décimo dos teares alemães e um quarto dos franceses.

Durante 10 anos, o Japão é golpeado por uma recessão devido a uma guerra com a China, atingindo duramente a indústria dos teares; mas Toyoda continua com o aperfeiçoamento de suas máquinas. Em 1907, a situação do país volta a ser propícia para os teares, então é fundada a empresa Toyoda Loom Works.

Apenas em 1910 que a história de Toyoda começa a tomar a forma que conhecemos atualmente. Ele viaja para os Estados Unidos, e lá se depara com algo que o deixa extremamente interessado: a complexidade do automóvel.

Retornando ao Japão, Toyoda ainda se mantém na indústria têxtil, mas começa a implantar as bases da corporação que conheceremos no futuro – assim, ele funda a Toyoda Spinning and Weaving Co. Ltd. Em 1929, ele vende os direitos de suas patentes de teares e encarrega a Kiichiro, seu filho, os investimentos da indústria automobilística.

No ano seguinte, Toyoda falece e Kiichiro começa a desenvolver motores de combustão à gasolina. Passados mais dois anos, ocorre a fundação da Divisão Automobilística da Toyota Automatic Loom Works.

Finalmente, em 1937, temos a criação do primeiro protótipo de automóvel e, assim, a Toyota Motor Company Ltd. é apresentada ao mundo.

Toyoda vira Toyota

Se o sobrenome de Sakichi e Kiichiro é Toyoda, qual a razão da empresa se chamar Toyota? Foi realizado um concurso público para a elaboração de uma nova identidade para a marca, e percebeu-se que trocando o “d” pelo “t”, a palavra na língua japonesa passava de 10 traços para 8. Dessa forma, escrevendo com o “t”, a palavra ficava mais prática, além do 8 ser um número relacionado à prosperidade e boa fortuna na cultura japonesa. Assim nasceu a palavra Toyota.

Toyota no Brasil

A primeira operação da empresa instalada fora do Japão foi no Brasil, iniciando a expansão global da Toyota. Em 1958, a fábrica foi montada em São Paulo, produzindo o modelo Landcruiser. Quatro anos mais tarde, a linha de produção foi transferida para São Bernardo do Campo, com a fabricação de um veículo que é ícone da história automobilística brasileira: o Bandeirante.

Como ficaram os teares?

Mesmo com todo o sucesso da marca na indústria automobilística, a empresa nunca chegou a fechar a parte do negócio têxtil. Ela continua distribuindo teares a jatos de ar, de água, e com toda uma tecnologia que poderia parecer mágica no século XIX.