Responsabilidade Social e Ambiental

Está no DNA da Umuarama Concessionárias o cuidado com a vida, seja dos colaboradores e clientes, seja do mundo em que vivemos. Por isto, adotamos práticas sustentáveis que colaboram para o meio ambiente, para a conscientização da nossa cadeia produtiva e para a saúde do ser humano. Em 2018, recebemos o prêmio máximo da Associação Brasileira das concessionárias Toyota do Brasil – ABRADIT -, pelas boas práticas em prol do meio ambiente, o ECODEALER 2018.

PROJETO: O ECOlaborador

Ações internas foram realizadas envolvendo toda a equipe da empresa, conscientizando para o uso racional da água e energia e implementando a coleta seletiva. Todos os colaboradores eram observados e pontuados por atitudes e comportamentos que corroboravam para o projeto.

Cada mês, o colaborador destaque era reconhecido como ECOlaborador, recebendo um certificado, premiação e sendo premiado com o troféu ECOlaborador. Este troféu era itinerante, circulando mensalmente por cada colaborador reconhecido. Ao final do projeto, o colaborador que mais pontuou pelas boas práticas, levou o troféu, além de uma viagem para Rio Quente com direito à acompanhante.

Coleta Seletiva

A implantação da coleta seletiva foi um marco histórico na concessionária, onde o envolvimento de várias organizações em prol da sustentabilidade, garantiu o descarte correto de cada tipo de lixo.

Resíduos contaminados como EPIs, embalagens de óleos e graxas, lâmpadas são descartados em empresas especializadas e licenciadas para esse tipo de coleta, com investimento da Umuarama.

Óleo queimado é destinado para Re-refino, em empresa licenciada, que o reciclam e retornam ao mercado novos produtos.

Papéis e plásticos doados para cooperativas de reciclagem, enquanto os metais, vendidos para sucatas da cidade.

Os pneus, resíduo que causa danos irreversíveis ao meio ambiente, são recolhidos pela secretaria de endemias do município.

Caminhada Ecológica Umuarama

Em junho de 2018, na semana do meio ambiente, em comemoração ao dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – uma grande caminhada, movimentou a Av. Beira Rio, em Itumbiara. Mais de 150 pessoas participaram e ajudaram a limpar as margens do Rio Paranaíba. 187kg de resíduos recicláveis foram retirados das margens.O evento contou com apoio de empresários da região e da prefeitura de Itumbiara.

Plantio de árvores

Em comemoração ao dia da árvore, os colaboradores Umuarama, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Itumbiara, realizaram o plantio de 200 mudas de árvores nativas na Unidade de Conservação da cidade, convite estendido à comunidade, curso de agronomia e clientes.

“O projeto foi elaborado com objetivo de redução do consumo de recursos naturais e organizar a coleta seletiva parecia algo distante, já que o tipo de lixo gerado em empresas como a nossa exige várias formas de descarte. Além disso o principal objetivo era a conscientização ambiental, não só de nossos colaboradores, mas também de clientes, comunidade e parceiros. O desafio foi a gestão. Encontramos o melhor processo, engajamos as pessoas e definimos um fluxo eficiente com parceiros certos. E hoje, ela é uma realidade e um valor para a Umuarama”. Lariane Benedito, engenheira ambiental

Resultados

O sucesso do projeto e o seu reconhecimento nacional, se deu pelo envolvimento de todas as frentes de uma sociedade em prol de um resultado comum e sustentável. A redução no consumo de água e luz superou 12% em relação ao ano anterior. Com baixo investimento e apoio da comunidade e setores público e privado, a Umuarama Toyota conseguiu plantar a primeira semente de conscientização ambiental junto aos seus colaboradores.

“Estes projetos agora são um processo e fazem parte da cultura e valores da Umuarama. É gratificante ver que pequenas atitudes podem mudar a realidade de uma comunidade, de um ambiente. E é nisto que acreditamos. Queremos deixar um legado para nossos filhos. Vamos institucionalizar o ECOlaborador em todas as nossas 22 unidades em Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão e Triângulo Mineiro e fazer campanhas de conscientização pelos municípios que atuamos”, disse Robério Pires, diretor geral da Umuarama Concessionárias, durante a solenidade de premiação.

O próximo passo é levar o projeto para todas as 22 unidades do grupo e contribuir para o desenvolvimento ambiental das cidades onde estão inseridas.